O meu último artigo “Inovação – Esse conceito cabe em minha empresa?” (está no final da página) gerou bastante discussão na minha rede e o surgiram algumas perguntas como:
Eu Sei inovar?
Como identifico se estou inovando?
É inovação ou ideia?
Ótimo! Adoro perguntas, pois quando existem perguntas, alguém ficou desconfortável com a situação e está se mexendo para mudar.
Dois conceitos básicos sobre inovação para clarear um pouco mais nosso entendimento:
1 – Ela precisa ser aplicável e colocada em prática, senão ela é só uma ideia.
2 – E ela também pressupõe resultado, sendo ele financeiro ou inovando em processos que diminuem tempo, facilitam a vida das pessoas.
Além disso, existem algumas esferas de inovação e precisamos entender em qual delas estamos trabalhando. Existem vários modelos a serem seguidos, mas vou usar um bem simples para ser facilmente entendido.
Na figura acima, podemos visualizar em qual esfera estamos propondo uma inovação e entender se ela é realmente dada como tal. Por exemplo, posso inovar na minha casa criando uma cisterna que capta água da chuva, porém, esse sistema não é novidade no mercado, então se eu olhar na esfera “casa”, estou inovando, se olhar na esfera “Negócios Locais”, não.
A cisterna foi feita e gerou um resultado financeiro e sustentável, ou seja, atingi os dois conceitos (ideia aplicada e resultados) e sem dúvida é inovação na esfera “casa”.
Espero que tenha ajudado vocês a identificarem se estão inovando ou não. E sim, façam perguntas, questionem aos outros e a sí mesmos.
Deixe um comentário