Conheça a logística verde - Denny Mews

Conheça a Logística Verde: um modelo bom para o seu negócio e para o meio ambiente

É comum que, de tempos em tempos, surjam novos paradigmas no mundo corporativo — alterando significativamente a forma como as empresas se posicionam perante seu público e a sociedade em geral. A logística verde vem de encontro com esse movimento.

De uns tempos para cá, a menina dos olhos das empresas tem sido a sustentabilidade. Ela é dividida em três pilares: social, econômico e ambiental. Para uma empresa se desenvolver de forma sustentável, ela deve atuar de maneira que esses três pilares coexistam e interajam entre si de forma plena e harmoniosa.

O pilar social está ligado a todo capital humano que está relacionado às atividades desenvolvidas por uma empresa — direta ou indiretamente. Isso vai desde os seus funcionários, seu público-alvo e seus fornecedores, até a comunidade em seu entorno e a sociedade em geral.

O pilar econômico diz respeito à capacidade da empresa de produzir, distribuir e oferecer seus produtos ou serviços de forma que estabeleça uma relação de competitividade justa com os seus concorrentes.

E, por último e não menos importante, o pilar ambiental — o desenvolvimento sustentável ambientalmente correto diz respeito a todas as condutas que causam algum impacto no meio ambiente, seja a curto, médio ou longo prazo.

É importante ressaltar que a sustentabilidade precisa de planejamento, acompanhamento e avaliação de resultados, pois é preciso que haja um alinhamento entre seus três pilares e os objetivos da empresa. O desenvolvimento sustentável é um caminho trilhado diariamente.

Pensando nesse modelo sustentável no universo logístico, é preciso rever a forma tradicional de produção, armazenamento e transporte que tem um alto nível de desperdício, perdas e falhas nos seus processos e também na destinação de resíduos e ou acidentes.

Compreender o que é logística verde é de suma importância no cenário atual e as empresas que não se preocuparem com isso vão sofrer consequências tanto financeiras, quanto de imagem e, principalmente, vão perder poder de competição.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Vamos, então, falar sobre o que é Logística Verde? Continue neste artigo comigo!

O que é Logística Verde?

A Logística Verde vem dessa preocupação ambiental por parte das empresas, e engloba um conjunto de medidas dentro da cadeia logística. Seu principal objetivo é reestruturar todo o processo logístico para gerar menos impactos ao meio ambiente. Isso inclui:

Por exemplo, na prática, uma das medidas adotadas pela logística verde a fim de diminuir a emissão de dióxido de carbono e agredir menos o meio ambiente é a substituição dos combustíveis fósseis (que possuem enxofre em sua composição) por combustíveis renováveis ou biocombustíveis sempre que possível.

Qual a importância de ter uma logística verde?

Como já falamos, a Logística Verde é a área que se preocupa com os aspectos e impactos da atividade logística sobre o seu entorno (comunidade e meio ambiente). E o grande espaço que a preocupação com o meio ambiente ocupa na sociedade nos dias de hoje tornou a Logística Verde ainda mais importante dentro do contexto empresarial.

Esse modelo é importante para definir um instrumento de gestão responsável por mensurar os aspectos ambientais da atividade logística e assim criar mecanismos que contenham o aumento abusivo de emissão de resíduos ao meio ambiente, o armazenamento desprotegido de materiais, seu mau uso e/ou ausência de reaproveitamento.

É sempre bom lembrar que vivemos em um ambiente com recursos finitos.

Benefícios da Logística Verde para a sua empresa

Quando falamos em logística sustentável, falamos também da sustentabilidade financeira do seu negócio.

Dentre as várias razões que levam uma empresa a adotar essa prática, uma delas é tomar o caminho mais fácil para melhorar sua reputação e proteger sua marca através de um posicionamento sustentável.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Cada vez mais cresce a conscientização ambiental dos consumidores — fazendo com que a adoção da prática verde por parte das empresas se torne uma vantagem competitiva.

Confira abaixo algumas das vantagens da Logística Verde para o seu negócio:

  • Aumento da demanda. O consumidor atual vem preferindo produtos ecológicos e exige que as empresas correspondam a esse pensamento preocupado com o meio ambiente. Tanto em relação a embalagens, descartes, quanto em processos mais responsáveis. Esses consumidores estão, inclusive, dispostos a pagar mais caro por produtos ecológicos.
  • Evitar gastos com multas, falhas e penalizações. Se a sua empresa deixar de cumprir com a regulamentação estará sujeita a bloqueios e penalidades financeiras, além do comprometimento de sua imagem no mercado.
  • O uso mais racional dos insumos e o seu aproveitamento tornam a logística muito mais eficiente e com menos desperdício.

Logística Verde x Logística Reversa

É bem comum que as pessoas se confundam com as nomenclaturas do universo logístico. Então, vamos esclarecer de uma vez por todas: logística verde e logística reversa NÃO são a mesma coisa.

Apesar de possuírem semelhanças e ambas terem preocupações com o meio ambiente, cada uma possui características próprias que as diferenciam uma da outra.

Enquanto o foco da logística reversa está na devolução dos produtos e do retorno comercial por parte das empresas, a logística verde apresenta aspectos mais amplos, se preocupando com a redução de embalagens e do impacto ambiental das indústrias. Ou seja, a logística reversa pode ser encarada como uma ação dentro da logística verde.

No entanto, os dois modelos são pautados nas responsabilidades determinadas pela Lei dos Resíduos Sólidos.

Por fim, podemos concluir que a logística verde é um modelo que se baseia nos 3 pilares da sustentabilidade, trazendo benefícios para a sua empresa, para a sociedade e para o meio ambiente.

E aí? Deu para entender o que é logística verde? Espero ter te ajudado a compreender o conceito e a importância da logística verde para as empresas e para o meio ambiente.

Para mais informações e curiosidades sobre logística, acompanhe meu blog. E Compartilhe comigo suas experiências.

Denny Mews, CEO & Founder of CargOn.

Deixe um comentário