Logística lean, sustentabilidade na indústria 4.0 - Denny Mews

Logística lean, sustentabilidade na indústria 4.0

A indústria 4.0 e a sustentabilidade são dois conceitos muito tratados na área industrial, e eles têm direta ligação com a logística lean.

Conhecida também como logística enxuta, esse modelo propõe uma abordagem que visa fazer a integração e a otimização da cadeia de suprimentos.

Como consequência dessa integração, há a diminuição de desperdícios financeiros e do impacto ambiental.

Continue comigo e saiba mais sobre a logística lean!

O que é logística lean?

A logística lean é um modelo que busca fazer a integração de todos os agentes da cadeia de suprimentos.

A partir dela é possível estruturar os processos organizacionais, desde questões operacionais até as estratégicas.

Ela ainda permite que seja traçada a melhor sequência de trabalho possível, trazendo mais valor para toda a cadeia de suprimentos.

Assim, a empresa consegue diminuir os desperdícios e oferecer exatamente o que o cliente e parceiros esperam, melhorando a satisfação do consumidor, seja ele uma pessoa física ou jurídica.

Mas o que muitas pessoas não sabem é que a logística lean está diretamente ligada com a sustentabilidade e com a indústria 4.0, bem como com a logística 4.0

O que é logística 4.0?

A logística 4.0 refere-se ao uso de tecnologias para otimizar todos os processos logísticos, tanto relacionados à produção quanto ao transporte.

Por meio de soluções que utilizam os conceitos de Internet of Things e Machine to Machine é possível configurar os sistemas utilizados pela empresa para trocarem informações entre si de forma autônoma e, em uma etapa mais evoluída da indústria 4.0, tomar decisões baseadas nesses dados.

Assim, a tecnologia consegue decidir os melhores caminhos para a produção, segurança, corte de custos e relacionamento com os fornecedores e parceiros.

Por isso, ela traz muitos benefícios, como:

  • economia de energia e de custos,
  • redução de erros,
  • fim do desperdício,
  • conservação ambiental.

No caso da logística 4.0, essas decisões estão ligadas com todos os processos relacionados ao transporte do produto.

Como a logística lean está ligada com a sustentabilidade e com a indústria 4.0?

Já falamos anteriormente que a indústria 4.0 está diretamente ligada com a sustentabilidade, mas como será que a logística lean está relacionada a esses dois conceitos?

A logística lean é um modelo e, por isso, vejo que ela pode ser utilizada como uma ferramenta.

É possível, por exemplo, usá-la como uma ferramenta de sustentabilidade para a logística 4.0.

Para isso, deve-se analisar todos os processos da produção, o que pode ser feito através do que é chamado de abordagem lean:

Acredito ser importante lembrar que essa abordagem é um ciclo e, por isso, deve ser repetida periodicamente.

No caso da utilização da logística lean como ferramenta de sustentabilidade para a indústria 4.0, pode-se pensar em diferentes pontos, como:

  • controle de insumos e matéria-prima: o abastecimento excessivo e desnecessário tende a gerar desperdícios;
  • análise do lead time: busque diminuir o tempo necessário para um produto ser fabricado e chegar ao cliente, reduzindo a quantidade de produtos parados;
  • processo de carregamento das cargas: a falta de aproveitamento do espaço disponível para as cargas obriga a empresa a ter mais caminhões fazendo os transportes;
  • planejamento de rota: roteiros não planejados emitem mais CO₂ do que o necessário, além de gerar mais gastos.

Pense ainda em soluções que envolvam o uso de tecnologias e de automação.

No controle de estoque, por exemplo, pode-se utilizar um software que faz os pedidos automaticamente ao notar que os insumos estão acabando.

Já para o planejamento de rota, foque em soluções que façam o cálculo do melhor roteiro para a viagem, evitando caminhos mais longos desnecessariamente.

Esses quatro pontos podem guiar a sua aplicação de logística lean como ferramenta de sustentabilidade para a logística 4.0.

Vale ressaltar que, além da diminuição do impacto ambiental, ainda haverá a otimização dos processos e, consequentemente, a redução dos custos.

Agora que você já sabe mais sobre logística lean como ferramenta, o que mais você acredita que beneficiaria a sustentabilidade na logística?
Que tal continuar nessa linha de leitura sobre sustentabilidade? Minha sugestão é: A importância do Paperless na Logística.

.

Deixe um comentário