Inteligência Artificial na Logística - Denny Mews

Inteligência Artificial na Logística

Todo sistema que através de avanço tecnológico, simula a inteligência humana é chamado de IA (Inteligência Artificial). Este sistema tem se inserido cada vez mais em nosso dia-a-dia, inúmeros objetos que usamos já contam com algum tipo IA.

Por trazer comodidade, praticidade e mais segurança em nossas vidas, tem se tornado indispensável saber utilizá-la e se beneficiar com ela.

A Inteligência Artificial na logística não seria diferente, irei abordar aqui os benefícios de utiliza-los. Porém, antes de compreender como ela pode ser aplicada a logística, primeiramente precisamos entender como ela funciona, os tipos de IA e como tem sido seus avanços nos últimos anos.

A IA também é composta de outras duas áreas que estamos começando ouvir cada dia mais.

Machine Learning

De forma autônoma, a máquina analisa dados em sua base para criar as regras que utilizará em seu sistema, sem a necessidade de programar elas previamente. Amazon Netflix, são um exemplo disso, toda vez que você escolhe um filme, ele passa aprender suas preferências, para posteriormente lhe apresentar opções conforme seu gosto.

Deep Learning

Aqui a máquina através de algoritmos, simula a mente humana para aprender a resolver problemas, sem programação prévia, ou supervisão.

Processamento de Linguagem natural

Cada dia mais usual, esse processo se utiliza das mesmas técnicas do Machine Learning, para aprender detctar e aprender comportamentos.

Identificando, por exemplo padrões de determinadas postagens em redes sociais do público X, para entender como a pessoa se sentem diante campanhas de empresas e suas marcas, uma valiosa ferramenta de marketing.

O Google é um grande exemplo de empresa AI-first, onde considera a Inteligência Artificial coma a principal e mais importante ferramenta.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Google fotos, identifica não somente rostos, que já algo sensacional, mas ainda lugares, animais e até mesmo situações específicas (abraços).

No facebook, por outro lado, consegue identificar conteúdos e imagens impróprias, antes de qualquer denúncia a ser realizada. Auxiliando as equipes humanas a serem mais eficazes com um mix de inteligência artificial envolvida.

Para quem usa o e-mail grátis da Microsoft como o Hotmail ou Outlook, ou também o Office 365, existe a identificação dos principais e-mails utilizados, horário de foco, sugestão de agendas e muitas outras ferramentas de auxílio, que é já a IA embarcada em nosso dia a dia.

Porém, como nesse aspecto de conteúdos existem muitas variáveis, o fator humano não pode ser dispensável. J

á que muitas vezes questões de racismo, homofobia e outras formas de preconceito, o conteúdo geralmente é subjetivo, dificultando desta forma a máquina de identificar certas expressões.

IA na segurança

Na segurança pública vários recursos já tem sido utilizados, geralmente relacionados as câmeras de vigilância, sistema que opera fotos em tempo real entre outras formas de operação. 

Na segurança pública se aposta como uma grande ferramenta de apoio, já tem sido feito diversos testes de como utilizar o recurso.

“Em um projeto-piloto realizado durante o carnaval, com infraestrutura montada pela Oi, 28 câmeras posicionadas em pontos estratégicos foram capazes de identificar pessoas no bairro de Copacabana, na zona sul da cidade. Com isso, foram efetuadas prisões de 8 pessoas com mandados de prisão ou apreensão e foi possível recuperar três veículos roubados. Após os resultados positivos, o projeto será expandido pela PM. Sistemas semelhantes também estão em funcionamento nas cidades de Salvador (Bahia) e Campinas (interior de SP).”

Portal Exame

Enquanto a tecnologia avança e auxilia o trabalho da polícia, por exemplo, ela também pode trazer prejuízos no aspecto de direitos individuais.

Já que dados e informações privadas podem ser violados facilmente, por isso é preciso transparência na forma de gerir esses dados.

Reconhecimento facial

Como já vimos o reconhecimento facial já está bem aprimorado em câmeras que se utilizam de IA para identificar, distância dos olhos e sua cor, formato do queixo, linha da mandíbula e outras características.

Bancos

Reconhecimento Facial

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Diversos bancos já estão utilizando o recurso de serviços cognitivos, para validar cadastros, tornando desta forma sua plataforma ainda mais segura.

O exemplo que neste ano ficou mais conhecido foi do INSS, que passou utilizar a tecnologia, como “prova de vida” para beneficiários de todo o país.

Inteligência Artificial na Logística

A logística brasileira precisa aderir quanto antes as inovações tecnológicas disponíveis. As aplicações referentes a Inteligência Artificial são diversas como vimos.

Desde a sistemas com análises de dados, para apontar otimização nos processos, segurança no decorrer do transporte e cadastros eficazes.

No aplicativo CargOn, em parceria com a Microsoft, começamos a utilizar dentro de nossa plataforma os serviços cognitivos, para o motorista se cadastrar na plataforma. Inserindo a Inteligência Artificial na Logística, de forma de acrescentar ainda mais segurança para o setor.https://www.youtube-nocookie.com/embed/y_53kAohSBA?start=1&feature=oembed

Serviços Cognitivos (IA)

Para validar o cadastro é muito simples;

Basta o motorista tirar uma selfie sua, em seguida tirar uma foto de sua CNH e por fim uma segunda selfie com sua carteira de motorista do lado. Pronto! Seu cadastro está validado e várias informações de sua CNH são também automaticamente registradas.

Qual a sua experiência ou duvidas sobre IA? Compartilhe comigo, vamos enriquecer esse debate.

Denny Mews, CEO & Founder of CargOn.

Deixe um comentário