Palavras em inglês, palavras da moda, vamos usar e praticar! Networking é uma delas.
Conversas em eventos, promoções, pós-graduações, troca de cartões e conversas rápidas nos coffe-breaks, isso realmente é networking? Será que as relações devem ser assim superficiais como estamos nos acostumando com as redes sociais? E no nível empresarial, é assim também? Esse é o contato que queremos ter nos grandes eventos de relacionamento?
Eu tenho uma caixa de cartões de visitas, que, anualmente, faço uma limpa e muitos vão para o lixo. Esse era o networking esperado? Mas o que quero dizer é que, aos poucos, começo a entender o verdadeiro sentido dessa palavra!
No meu ponto de vista, o verdadeiro networking é se aprofundar nos assuntos que podem ser benéficos para as pessoas. É entender processos de outras empresas e como eles funcionam. É conversar com antigos professores em busca de novas soluções para o nosso dia a dia. É tomar um café com velhos amigos que há tempos não nos falávamos. É visitar a antiga empresa em que trabalhávamos para ver como vão as coisas. É dar sugestões de como podemos ajudar outras empresas e amigos. É pensar junto com outras pessoas como podemos melhorar a sociedade!
Será que estou filosofando muito e o meu conceito está errado? Fiz muitas perguntas e dei poucas respostas! Mas realmente não as tenho, só sei que muitas vezes precisamos fazer a pergunta certa para sairmos do nosso conforto e buscar algo a mais.
Deixe um comentário