Qual a coisa mais louca que você já fez na vida? - Denny Mews

Qual a coisa mais louca que você já fez na vida?

Profissionalmente falando tive duas experiências muito loucas. A primeira foi virar todo Erp/tms de uma empresa com mais de 60 unidades de uma vez só. Foram dias sem dormir e finais de semana intermináveis. 

A segunda mais louca foi participar de um Startup Weekend. Que evento! Quanta experiência, networking, amizades e negócios. 

Primeiramente, as apresentações de um minuto, no primeiro dia, para expor as ideias (pitch) fazem você mudar a forma comum de apresentar um trabalho. Normalmente somos muito detalhistas e com foco em vários pontos. Neste caso não, foco no problema e, principalmente, na solução. 

Depois, caso sua ideia for escolhida, você precisa montar um time com pessoas que acabou de conhecer. Mas esse não é o mais difícil, afinal, você teve uma ideia vencedora. O mais difícil é aceitar que a sua ideia não vendeu e ter que trabalhar em outra que não é a melhor (sempre a nossa será melhor). 

A partir desse momento, você integrará um time desconhecido, onde a ideia não é sua. E o que fazer? É aí que começamos exercitar a paciência e a capacidade de lidar com a frustração. Mas tenho dois caminhos: Ficar frustrado o final de semana inteiro ou me dedicar ao time e trabalhar na NOSSA solução. 

Minha ideia não foi escolhida, então escolhi o time e me dediquei, assim como a maioria fez. Trabalhei na ideia com toda energia e vontade para que, no domingo, fôssemos os escolhidos como a melhor, mais criativa e rentável startup.  

Porém, até o domingo, tinham muitas horas pela frente, muitos desânimos, tutores falando que a ideia não era tão boa. Depois, mudávamos ela (em startup se chama pivotar), de novo não era boa e assim foi seguindo até chegarmos em uma ideia rentável e que tivesse o apoio dos mentores. Além disso, uma equipe desconhecida, cansada e pressionada começa a criar atritos, então o desafio fica ainda maior. 

Mas para alegria de todos e “felicidade geral da nação”, conseguimos desenvolver uma ótima ideia, com um design bacana e uma grande oportunidade de negócios. Fomos escolhidos como a segunda melhor startup do final de semana. 

Para todos da equipe, foi uma grande conquista e realização. E agora? Quais são os próximos passos? Esse negócio de startup funciona mesmo? Ou é bonito só no papel? 

Não tenho dúvidas que, independente das respostas acima serem positivas ou não, aprendemos muito no quesito startup, em como lidar com equipes multidisciplinares e desconhecidas e, principalmente, fazer networking e amigos.  

Deixe um comentário