Tecnologia e Gestão - quem segura essa dupla? - Denny Mews

Tecnologia e Gestão – quem segura essa dupla?

No início da minha carreira, lá pelos finais dos anos de 1990, a Tecnologia brasileira ainda gatinhava. Lembro que na faculdade de Bacharel em Informática que cursei, não tínhamos internet na instituição, estudávamos o Cadê e o Alta Vista como buscadores e a linguagem de programação era o Basic e Pascal. Os filmes que nos inspiravam eram de hackers, pessoas antissociais, problemáticas. Depois vieram Matrix, Swordfish (A senha), mas tudo seguindo essa mesma linha.  

Nós éramos estranhos, primeiro por sermos 99% de homens. Ainda bem que ao lado da nossa sala cursava uma turma de enfermagem, pelos menos dava uma equilibrada no corredor da instituição. Isso tudo na minha época, e agora, é diferente? A geração Z que é recém formada, ou que está estudando agora, tem outros problemas. Nasceram com a internet e computadores nas suas vidas, possuem uma interação pessoal menor ainda. São ótimos técnicos, querem sair da universidade gerentes ou donos do seu negócio, mas será que estão preparados? 

Esse ano, começo um novo desafio, vou  fazer uma especialização em gestão estratégica empresarial. Nesses cinco anos que trabalho como gestor de TI, percebi a deficiência que a nossa área tem para lidar com as pessoas, entenderem o que elas querem, ou muitas vezes, adquirir a capacidade de ler os pensamentos delas. Por outro lado, senti que existe uma grande dificuldade de outras áreas e, principalmente, dos líderes e decisores das corporações, que não sabem expressar o que querem, acham que em um piscar de olhos conseguimos desenvolver uma nova regra empresarial do nada, mexendo completamente na estrutura de um sistema, ou nem querem falar conosco por receio da conversa sequer evoluir.  

Por isso entendo que com essa dupla, tecnologia e gestão, as possibilidades são infinitas. Precisamos de pessoas que “pensam a empresa”, sendo que a tecnologia é fundamental para materializar isso. Hoje não temos limite para os dados. Até alguns anos, falávamos em data mining (mineração de dados), hoje só se fala em Big Data. E o que faremos com tudo isso? Adianta termos o melhor servidor do mundo no melhor Data Center, com o melhor link de dados, se não conseguirmos tirar e tratar a informação? Quem são as pessoas responsáveis para fazer isso? TI ou Gestão?  

Vejam o exemplo do Google: eles são só informação, nada mais! E informação que eu e você disponibilizamos de graça, inclusive esse artigo! Além do mais, profissionais de TI (é o que os outros esperam) precisam conhecer de contabilidade, fiscal, RH, financeiro, áreas específicas na empresa, justamente por nos chamarem para resolver os problemas deles. Nós precisamos imergir em diversas áreas para entender o problema e encontrar a solução. Isso é ruim? Pelo contrário, isso é ótimo! Qual área que tem a possibilidade de circular por tantos setores?  

Entendo que nós, profissionais de Tecnologia (TI), precisamos evoluir na área da gestão, caso contrário, criaremos um buraco negro de dados, onde nós ficamos de um lado e as demais áreas de outro, ambos tentando conversar, achando uma solução para sairmos do buraco negro e ninguém entende um ao outro. O buraco negro que falo são os problemas empresariais do cotidiano.  

Nós TI, precisamos mudar o jogo, conhecemos as regras e estamos com as melhores cartas na mão, só não sabemos finalizar e ganhá-lo. Eu já começei, e você?  

Deixe um comentário