Transformação Digital Uma barreira a ser transpassada! - Denny Mews

Transformação Digital: Uma barreira a ser transpassada!

Por muitas vezes tento explicar o que é a transformação digital e em teoria ela é muito simples de ser explicada, porém difícil de ser entendida.

Muitos “vendem” a transformação digital como um sistema ERP com interface WEB ou uma plataforma eletrônica com um super APP integrado e várias APIs de conexão, etc, etc.

Mas a transformação digital, precisa ocorrer de dentro para fora a níveis de processos e “top down” a nível estratégico.

A Transformação Digital exige, além de um novo olhar nos sistemas internos, um trabalho muito forte na cultura empresarial e em todos os seus processos. Ela precisa se reinventar radicalmente em seus modelos até então consolidados por anos e anos.

“O maior obstáculo para o sucesso futuro de uma empresa é o sucesso do passado”

Dan schulman, ceo do paypal

Na maioria das vezes, esse processo é lento e custoso, pois precisamos abrir mão de muita coisa que nós criamos, ou seja, é difícil abrir mão de um “filho” e acabamos criando travas que não deveriam existir. Muitos sistemas legados precisam ser trocados e a energia e esforços devem ser direcionados para o novo modelo.

Além disso, os colaboradores precisam entender essa dinâmica e trazer soluções para dentro de casa. E usar, testar e estarem abertos as tecnologias emergentes, em todas as áreas da empresa e usar o velho jargão da inovação em testar, errar, corrigir, testar novamente e rapidamente e assim sucessivamente.

Agora não são as empresas que querem se transformar digitalmente, mas o mercado consumidor que espera essa transformação, ele quer uma nova experiência aprimorada e eficiente, afinal, estamos na era do cliente! Estamos vivendo o Customer Service, onde o valor a ser entregue na jornada do cliente precisa ser percebido.

Uma empresa digital (já transformada ou que nasceu digital) tem que ter um olhar exponencial, não linear, precisa ser enxuta para possibilitar essa exponencialidade e principalmente, precisa pensar digital e pensar simples.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Só o tema pensar simples já daria um novo artigo, mas esse ponto é muito importante, pois nosso cérebro adora criar soluções mirabolantes teoricamente simples, mas com um MVP (produto mínimo viável) gigante.

Não precisamos reinventar a roda, precisamos ter um olhar para os microserviços, onde devemos buscar em parceiros que podem contribuir com nossa estratégia em suas especialidades e criarmos um ecossistema em que um se apoie no outro.

“Ou você tem uma estratégia, ou é parte da estratégia de alguém”

ALVIN TOFLER

Enfim, a transformação digital é complexa, ainda mais em empresas tradicionais que ainda estão dando dinheiro, onde a decisão da mudança é árdua, mas Alvin Tofler já dizia: “Ou você tem uma estratégia, ou é parte da estratégia de alguém”.

E você, ainda tem dúvidas sobre o que é transformação digital?

No seu dia a dia, está conseguindo aplicar, mesmo que homeopaticamente? Quais são as dificuldades?

Tem alguma contribuição?

Denny Mews é Head of Digital Business da Coopercarga.

Deixe um comentário