Sistema imunológico empresarial. Tem vacina para isso? - Denny Mews

Sistema imunológico empresarial. Tem vacina para isso?

O que o sistema imunológico tem a ver com nossas empresas?

Toda empresa tem um sistema imunológico que tenta proteger seu organismo, no caso, tenta proteger os processos, tenta proteger a equipe, tenta proteger o feudo que foi ali criado. Tudo o que vier diferente do padrão, da norma, do processo, será atacado pelos anticorpos que matarão qualquer mudança.

Nas nossas organizações, possuímos os melhores e mais saudáveis anticorpos, que conforme a teoria da evolução, deveria deixar as corporações se adaptarem, evoluírem e se modificarem conforme o novo ambiente que os cerca. Já pensou o que seria da girafa se não fosse a adaptação do seu enorme pescoço? Com certeza já teria se extinguido.

Ninguém quer a extinção de suas empresas, porém os números mostram isso, nos últimos anos, a idade média de sobrevivência de grandes empresas, baixou de 100 para 30 anos.

Pág. 323 livro "A empresa conectada"

Porém, no universo corporativo não temos o tempo que a natureza tem para evoluir, precisamos agir logo e nos permitir evoluir.

Precisamos sair da inércia da nossa rotina e olhar para fora do escritório. Precisamos coisas simples, como:

  • pessoas inquietas;
  • pessoas que questionem;
  • olhar com os olhos do cliente, ou seja, olhar de fora, livre de julgamento.

Mas temos boas notícias, se evoluirmos e a febre alta passar, teremos empresas que se diferenciarão de outras, que serão disputadas por talentos, pois como vocês viram acima, todo processo parte das pessoas. Teremos empresas saudáveis, empresas (pessoas) que farão desse mundo, um lugar melhor para todos.

(*) Denny Mews é Head of Digital Business da Coopercarga e tem o vírus da inovação dentro dele, está sendo tratado em fase de recuperação depois da febre alta.

Deixe um comentário