Decidimos virar o sistema em todas filiais ao mesmo tempo. E agora? - Denny Mews

Decidimos virar o sistema em todas filiais ao mesmo tempo. E agora?

Toda decisão é difícil, até mesmo não fazer algo, é uma decisão. Enfim, decidimos virar todo o sistema de uma vez só e em todas as filiais.

Era hora de iniciar os testes no sistema, homologações, retornos de homologações, criação de manuais e treinamentos.

Com a experiência que tivemos, sugiro a todos muito foco nas pessoas, pois muitas vezes nesse momento olhamos mais para o sistema. Não adianta ter o melhor sistema do mundo se as pessoas que vão liderar a mudança não compraram a ideia ou não estão capacitadas para operá-lo.

Dessa forma, elenquei alguns itens que entendo ser fundamentais para o sucesso do projeto com foco nas pessoas:

– Usuários-chave. Nem sempre o melhor colaborador é a pessoa que melhor saberá dividir o seu conhecimento com os demais colegas, por isso, precisamos conhecer bem maior sobre as pessoas que iremos escolher.

– Engajamento. Depois de escolhidos, precisamos apostar todas as fichas nos nossos usuários-chave. Desde o treinamento, onde alguns os veem como uma forma de fugir da rotina, viajar um pouco e não levam a sério até o retorno na unidade para a multiplicação do conhecimento;

– Rotatividade. Identifique as pessoas que estão dando sinais que querem sair da equipe, pois dar o compromisso, treinar, focar em uma pessoa que logo irá sair será um grande desfalque;

– Resiliência. Essa palavra bonita é essencial para os usuários-chave, pois quem tem essa característica, é capaz de suportar a pressão na hora dos testes, onde  temos a rotina para ser feita e mais os novos processos, na hora da virada, onde muita coisa não sairá como planejado e também ter jogo de cintura com os clientes internos e externos.

– Fornecedor. Para o gerente do projeto, além de cuidar das pessoas da sua empresa, precisamos cuidar das pessoas do fornecedor do software, afinal, eles também tem anseios, problemas, muitos estão longe da família  e no final das contas, cliente e fornecedor fazem parte de um projeto, que, se um  falhar, todos falharão.

Já diz uma célebre frase que “as pessoas são admitidas pela sua capacidade técnica e demitidas por problemas de relacionamento”, e eu sigo essa mesma linha de pensamento. Com as pessoas corretas qualquer projeto, independentemente do seu tamanho, tem grandes chances de ser um sucesso e isso depende de cada líder entender, conhecer e apostar nas pessoas.

Deixe um comentário