Existe "etc" nos negócios? - Denny Mews

Existe “etc” nos negócios?

Quando aprendemos a abreviação “etc” lá no ensino fundamental (na minha época era primário), foi uma alegria, afinal, não precisámos pensar tanto usando palavras específicas, a professora disse que poderíamos escrever duas palavras e depois usar o “etc”. Para mim foi uma das melhores coisas que a minha professora me ensinou.

Na língua portuguesa, a abreviatura “etc.” é usada quando há enumeração de uma série de itens.

O “e” que consta na abreviatura é indicativo de que outros itens podem fazer parte da lista.

Em análises de negócios, mapeamento de processos, quais são os outros itens que podem fazer parte da lista quando se usa a “etc”? Geralmente, o detalhe fica só na cabeça de cada colaborador.

Diante disso, no mundo de negócios e projetos, essa abreviação tem nos trazido sérios problemas e em determinado ponto de um grande projeto que gerenciei, proibimos o uso da abreviação “etc” e essa regra acabei levando para tudo que exige detalhamento.

Quando usamos a “etc”, fica o dito pelo não dito, fica o entendido pelo subentendido gerando conflitos desnecessários, discussões intermináveis e muitas vezes até prejuízos financeiros, pois se em uma análise de sistema, por exemplo, não ficar claro uma especificação, possivelmente precisará ser refeita. E então, de quem é a culpa?

Aqui deixo minha experiência – Em análises de negócios e processos, vamos ser mais específicos, entrar nos detalhes, entender a diferença de nomenclaturas e dessa forma, seremos mais objetivos e principalmente assertivos.

Deixe um comentário